quinta-feira, 12 de maio de 2016

Carl Sagan - Bilhões e Bilhões


Eu nunca fiz nenhuma resenha sobre um livro desse tipo e talvez até nunca tenha lido. Que gênero é? Informativo? Científico? Filosófico? Eu não sei, gente, mas sei que é maravilhoso.

Carl Sagan foi um cara muuuito inteligente. Estudava astrofísica, astroquímica e astrobiologia procurando respostas sobre a origem do Universo e a existência de vida lá fora. Além disso, dominava quase todas as áreas do conhecimento e foi o maior (eu julgo como maior) divulgador da ciência. Com esse currículo maravilhoso, era de se imaginar que fosse despertar meu interesse.

Esse livro póstumo, Bilhões e Bilhões, traz inúmeras reflexões práticas a respeito da vida e é divido em três partes: O poder e a beleza da quantificação, que fala, principalmente, sobre pesquisa e filosofia científica; O que os conservadores estão conservando?, que expõe os problemas ambientais, explicando suas causas, consequências e possíveis soluções; e Quando os corações e as mentes entram em conflito, que fala sobre vida, morte, doenças, guerra etc.

Nem preciso falar que amei, né? Carl Sagan consegue como ninguém tornar o conhecimento científico de fácil compreensão. Então se você não entende muita coisa de ciência, mas tem interesse de conhecer um pouco mais, leia Carl Sagan sem medo: apesar de trazer termos técnicos, Bilhões e Bilhões soa como uma conversa casual tomando um suco de laranja. A interdisciplinaridade ajuda bastante nisso aí: a explicação de como funciona a bomba atômica aparece junto com questionamentos políticos a respeito da segurança mundial com a existência dela.



Geeeeente, que livro maravilhoso! Embora não seja uma autobiografia, me fez entender um pouco quem foi Carl Sagan, ver a pessoa maravilhosa que ele foi (pelo menos os ideais eram maravilhosos). A preocupação dele com a preservação da vida, a forma com que ele se maravilhava com a natureza e todo o Universo fizeram eu me identificar bastante com ele.

Então tá aí minha dica pra quem tem vontade de aprender um pouco mais sobre ciência: LEIA CARL SAGAN! Ou, como diria minha avó, Carsaga.

Por hoje é só, pessoal, muito obrigada por tudo!

Abraços quentinhos!

Deus abençoe vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Fernando Sousa| Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©