segunda-feira, 22 de junho de 2015

Quem é Zeca Baleiro?

Foto: divulgação.

Nordestina nata que sou, amante alucinada pela nossa cultura regional e apegada aos meus conterrâneos, não posso negar que me sinto toda orgulhosa quando encontro com um nordestino talentoso. Não era tão ligada assim à minha terra, e grande parte disso veio do que pude guardar e perceber nos quatro anos que morei em São Paulo: as pessoas lá fora tem uma visão preconceituosa a respeito de nós, nordestinos. Lá fora (eu falo como se fosse uma cúpula ou algo assim rs) eu criei a necessidade de preservar em mim o meu tão amando nordeste e mostrar às pessoas que muitas vezes agiram com discriminação comigo (nada muito sério, na verdade, mas nem todo tipo de gracinha passa batido) o quão rica é a nossa terra.

Deixando para outra oportunidade a defesa do meu sertão com apresentação de fatos e argumentos, venho hoje falar um pouquinho a respeito de um nordestino que faz um sucesso danado nesse Brasilzão de meu Deus, que infelizmente eu nem conhecia tão a fundo antes que ele viesse aqui na minha cidade no último Natal.

Zeca Baleiro, nascido  José Ribamar Coelho Santos, maranhense, é um grande compositor da música brasileira que começou lá de baixo, compondo para teatro infantil, mas desde essa época, destacava-se pelas suas letras, que como podemos ver hoje, são realmente fantásticas. Ele ralou muito pra chegar onde está, mas não perdeu o seu bom humor, manteve sempre seu jeito excêntrico e tá aí, nos proporcionando uma música brasileira tão diversificada e tão brasileira quando se pode ser.

Senti em mim algo maravilho quando estive no show dele aqui em Vitória da Conquista, algo realmente mágico ligando o público com o artista através de uma paixão que ultrapasse séculos e barreiras: a músicas. Nunca tinha estado em um show antes, e ali, bem pertinho do palco, gritando em uníssono “Toca Raul” com todas as pessoas que estavam lá, encantei-me mais uma vez com isso que a música é capaz de fazer com a gente. E o Zeca, é claro, contribuiu pra tudo isso, cantando de corpo e alma.

Como, infelizmente, eu não nasci pra música, não sei cantar, nem tocar nem nada disso, fico apenas com a música alheia que tanto me serve de inspiração , tanto me emociona e quero hoje transmitir a vocês, para que possam não só conhecer mais a fundo o trabalho do Zeca, mas também se emocionarem e encantarem com a beleza da nossa música nacional!

P.S.: o show do Zeca aqui na cidade foi tão maravilhoso que me proporcionou experiências não só musicas, e ainda gerou com fruto essa poesia aqui que fiz no dia seguinte ;) <3

1. Lenha


2. Heavy Metal do Senhor




3. Onde anda Iolanda? 

4. Quando ela dorme em minha cama



5. Samba do approach



6. Toca Raul 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Fernando Sousa| Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©