sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Pitanga! – Receitas, Curiosidades, Produtos de Beleza.




Ontem (01/10/2015) fez exatamente um ano que comecei a trabalhar aqui no Ibama e eu me lembro que, poucos dias depois de começar a trabalhar aqui, encontrei o pé de pitanga no fundo da propriedade carregado de frutinhas laranjas e vermelhas.

Gente do céu, fazia tanto tempo que havia desfrutado uma pitanga pela última vez que explodir a agridoce frutinha na minha boca fez explodir em mim sensações que vão além do paladar. Num minuto, eu deixei de ser a moça de dezesseis anos num escritório e voltei a ser uma criancinha correndo feliz com os irmãos pela roça, brincando num balanço qualquer, sendo bicho do mato.

Hoje, antes mesmo de ligar o computador para começar a trabalhar (e escrever também, porque muitos posts, como por exemplo esse, são escritos nos meus momentos vagos) eu vou lá no fundo do quintal me esticar para alcançar as mais vermelhinhas. O pessoal daqui até estranha quando não faço isso. Saio de lá toda “suja” de folhas, flores e afins, muitas vezes até arranhada, mas pode crer, vale a pena.

A pitanga é uma fruta nativa daqui do Brasil. Antes de mim, indíos que a batizaram de
pyrang, que significa vermelha, a saborearam. Sua folhas costumavam – e costumam – ser usadas na medicina popular para fazer chás quando a dor de barrigada tá braba, o fígado tá ruim e a garganta tá inflamada. Tem ação calmante, anti-inflamatória, combate a obesidade e também possui atividade antioxidante.

Uma coisa pela qual eu sou C-O-M-P-L-E-T-A-M-E-N-T-E apaixonada é pelos produtos que a Natura tem de pitanga, como os sabonetes, óleos e perfumes. Eu tenho um restinho lá em casa de perfume de pitanga que ganhei no meu aniversário ano passado (!!!) que eu só vou jogar fora quando comprar outro igual :P Vovó comprou um sabonete líquido de pitanga pra por no banheiro e, gente, tô amando!





1. Ekos Sabonete em Barra Puro Vegetal Pitanga 3 Unid. de 100g R$15,90
2. Ekos Sabonete Líquido Para as Mãos Putanga 250ml - R$32,50
3. Ekos Néctar Hidratante Desodorante Corporal Pitanga 400ml - R$47,90
4. Ekos Desodorante Colônia Frescor de Pitanga 150ml - R$76,90 

"Poxa, Bia, mas e as receitas?" calma, calma, minha gente. Claro que eu não poderia deixar as receitas de fora (logo quem, né?), mas isso é assunto para o próximo post. Encerro com essas imagens que tirei aqui no Ibama.




Não é Pitanga, mas as flores aqui também são incríveis.
 






Nós temos uma gatinha bem arisca aqui, mas olha como ela ficou meiga com a pitanga do lado!



Por hoje é só, meus queridos e fiéis leitores, mais uma vez, obrigada pelo carinho e pela atenção de vocês!
Muita luz e paz!

P.S.: Gente, tô mega feliz, porque fui euzinha quem tirou essas fotos! Exceto as da Natura, toda são minhas!

P.P.S.: Esse post é, oficialmente, a abertura da categoria de "Curiosidades" aqui no blog. Estamos mais dinâmicos agora!


Fontes: Ampremavi 

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Pitanga, nham, nham, nham... Amooo!
    Gostei das tuas fotos, leva jeito, tbm. *-*
    Beijos, Bia. Saudade dos nossos encontros rápidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida, muuito obrigada! Tô começando agora, vamos ver no que vai dar!
      Oh, fala não! Deus abençoe, frôr!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Fernando Sousa| Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©