quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Resenha - Harry Potter e o Cálice de Fogo


Comensais da morte atacam durante a Copa Mundial de Quadribol. 

Quatorze anos tinha Harry Potter quando, no verão daquele ano, foi assistir pela primeira vez na sua vida a Copa Mundial de Quadribol. Havia passado as férias de verão na casa da tão amada família Weasley e, com eles, se transportou por uma chave de portal para assistir a tão esperada copa.

Sei que todos nós já passamos por algum tipo de drama aos quatorze anos. Eu, por exemplo, além das coisas normais da idade, fui diagnosticada com depressão aos quatorze (superei e fui curada, graças a Deus!), mas meu amigo, com quatorze anos o Menino-Que-Sobreviveu começa seu ano letivo da pior maneira possível: durante a copa, Comensais da Morte, assim chamados os seguidores de Voldemort, ateiam fogo em tudo e conjuram no céu a Marca Negra, não vista por ninguém há mais de treze anos. O que isso quer dizer? Voldemort voltou? Que ele está tentando recuperar os poderes todo mundo sabe, mas e quanto a isso? O que fazer? Bem pior do que os nossos dramas adolescentes, não é?


No meio de toda essa tensão, acontece outro evento que há muito não se falava na comunidade bruxa, tendo sido realizado pela última vez há quase um século: o Torneio Tribuxo, onde três jovens bruxos de três escolas – Hogwarts, Beauxbatons e Durmstrang – deveriam competir entre si até o tão esperado prêmio.


Um dos pré-requisitos básicos para colocar o nome no Cálice de Fogo e ser selecionado para participar do torneio é ter no mínimo 17 anos, mas advinha só quem, pelas forças do “destino”, foi escolhido pelo Cálice? Isso mesmo, nosso Harry querido! Quem colocou seu nome lá? Não poderia ter sido o próprio Harry, uma vez que o Cálice estava enfeitiçado para evitar que menores de idade participassem. Não, não podia ter sido Harry, tinha que ser alguém que dominasse os mais avançados níveis de magia... Teria sido então Alvo Dumbledore, para privilegiar seu queridinho? Seria alguém a mando de Voldemort, e o torneio seria então uma estratégia para assassinar, depois 13 anos, Harry Potter? 

Os diretores das outras casas acreditam que tudo é uma armação de Dumbledore. 
Fosse quem fosse, o fato é que Harry, Caedrico Digory (outro selecionado para representar Hogwarts), Fleur Delacour (representante de  Beauxbatons) e Vítor Krum (famoso jogador de Quadribol que representaria Durmstrang) competiriam entre si para vencer as três perigosíssimas e árduas tarefas.

"Tempos difíceis nos aguardam! E em breve teremos que escolher entre o que é certo e o que é fácil!", diz Alvo Dumbledore, e mais uma vez, entra em cena a questão da união. No início, Rony, assim como praticamente toda a escola, fica contra Harry, por achar que o fora o amigo quem colocara o próprio nome no Cálice sem ao menos comunicá-lo. Rony queria muito participar do torneio, mas assim como Harry, não tinha idade suficiente para isso. Ele achava que Harry fazia isso para se manter no centro das atenções e se sentia inferior ao amigo, por nunca receber o destaque que ele e Hermione recebiam.

A linda e meiga da Hermione procura sempre ajudar Harry a lidar com todas as difíceis situações. 

Harry enfrenta difíceis tarefas, e só conseguiu vencer cada uma delas poque teve a ajuda de seus fiéis amigos. Pois é, meu brother, Harry Potter não teria sobrevivido 14 anos sem ajuda daqueles que o amavam e é essa a verdadeira magia da história. Inclino-me sempre a dizer que o amor em todos os livros da série fascinam mais do que a maia propriamente dita. 

Em Harry Potter e o Cálice de Fogo, além de conhecermos criaturas e feitiços novos, conhecemos também novos personagens. Bora dar uma olhadinha?

Cedrico Diggory foi o aluno selecionado para representar Hogwarts pelo Cálice. É um rapaz de bom coração, assim como é um típico aluno da Lufa-Lufa. A maioria da escola fica ao seu lado, pois muitos acreditam que Harry não estava sendo honesto. Cedrico, contudo, não alimentava sentimentos contra Harry, pelo contrário, até o ajudou durante o torneio.
Todo mundo concorda que assim ele é mais bonito do que quando é Edward, o vampiro?




Olho-Tonto Moody é o apelido de Alastor Moody, antigo auror (quem caça bruxo das trevas) com fama de estar maluco. Suas atitudes estranhas mostram que tal suspeita não é em vão. "Vigilância constante!", ele diz, e seu estranho olho que que vê até através da própria cabeça o ajuda a se manter assim.  
Moody, apesar da excêntrica personalidade, mantém também ao lado de Harry.



Krum é um famoso jogador de quadribol muuuuuito gente boa, apesar do fato que o diretor de sua escola, Durmstrang, querer usá-lo para realizar planos ambiciosos. É honesto durante o torneio, mas infelizmente, coisas ruins lhe acontecem, assim como a Cedrico. Só lendo pra saber! 






Tem muuuuuuito mais coisa pra falar desse livro, gente, muito mesmo. De tão detalhado e emocionante que ele é, cogitou-se até em fazer dois filmes para ele, mas como podemos perceber, só saiu um que é uma bosta quando comparado com o livro, sério, não é papo chato de quem que fica falando "prefiro livros" não.

Uma última coisinha que eu queria deixar pra vocês é o Baile de Inverno que acontece durante o filme, com direito a show da banda de rock As Esquisitonas. Hagrid dançou com uma gigante que ele deu uns cata, Neville dançou com Gina, Dumbledore com McGonalgall Harry e Rony ficaram com as que sobraram. Por causa desse evento, foram ditas frases hilárias que eu trouxe aqui pra vocês:

"Não irei permitir que em uma única noite vocês manchem esse nome como babuínos, bobocas,  balbuciando em bando!" Minerva McGonagall ensinando os alunos a dançar.

"Droga Harry você derrotou um dragão! Se não arranjar um par ninguém arranja!" Rony, sobre o desespero dele e de Harry por não conseguirem um par. Tá difícil pra todo mundo. 

"Tradicional?! Isso é uma velharia! estou parecendo minha tia-avó Tessie... Tem o cheiro da minha tia-avó Tessie!!" Rony, quando recebe suas vestes de gala enviadas pela mãe. 

Vale ressaltar que no livro o vestido dela era azul!


Meus queridos, por hoje é só!
"Só? Depois de um textão desse?" Desculpem-me pela resenha enorme, mas como falar pouco de Harry, me diz?!
Peço desculpas pela falta de periodicidade com que posto as resenhas, prometo que um dia tomo tento!
Grande abraço, obrigada de coração por estarem aqui! Você são o motivo de tudo isso!
Fiquem com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Fernando Sousa| Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©