domingo, 19 de julho de 2015

Resenha - Harry Potter e a Câmara Secreta



Foram quatro os fundadores da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, e cada fundador admitia em sua Casa somente aqueles que tivesse as qualidades prezadas por cada um. 
Godric Gryffindor, fundador da Casa da Grifinória, queria que seus alunos fossem corajosos e nobres; 
Rowena Ravenclaw, fundadora da Corvinal, almejava a sagacidade e a inteligência acima de tudo; 
Salazer Slytherin fundou a Casa da Sonserina, onde entravam apenas os puros de sangue, e esperava que seus alunos fossem astutos e espertos; 
Helga Hufflepuff não fazia objeções. Na Lufa-Lufa, sua casa, são aceitos todos e quaisquer alunos que tiverem um bom coração. 
Três dos fundadores conviviam em paz e harmonia, exceto Slyterin, o mais nobre e inteligente, que dizia que apenas alunos de sangue inteiramente mágicos poderiam estudar em Hogwarts. Não conseguindo convencer seus companheiros de sua ideia, reza a lenda que antes de deixar a escola, ele construiu uma câmara secreta onde escondia um temível monstro. Somente um verdadeiro herdeiro de Slytherin poderia abrir a Câmara Secreta.

Dá pra imaginar em que época da história esse monstro resolveu atormentar as pessoas, né? Sim, em Harry Potter e a Câmara Secreta (não é câmera não, tá, gente?rs) começam a acontecer terríveis coisas, desde as tentativas de um elfo doméstico de impedir que Harry volte para hogwarts, alegando que a escola não é mais segura para ele, até ataques aos alunos e residentes do castelo, sendo todos atentados seguidos de ameças escritas com sangue, que são direcionadas ao alunos “sangue ruins”. 


Harry começa então a ouvir vozes que ninguém mais é capaz de ouvir, que sussurram por sangue, vingança e morte. Logo, o bruxinho associa tais vozes aos atentados ocorridos em sua tão amada escola e, intrigado, começa a investigar sobre o assunto, não sozinho, é claro, mas sempre com a ajuda de seus inseparáveis companheiros: Rony Weasley e Hermione Granger. 


Começa-se então a correr o boatos pela escola de que Harry é o herdeiro de Slytherin, e tais boatos acabam por afetar o próprio Harry. No seu primeiro ano na escola, insistiu ao Chapéu Seletor, que determina em qual casa cada aluno pertencerá, que não o mandasse para a Sonserina, uma vez que tinha ouvido Rony dizer que todo bruxo mal havia pertencido àquela casa. O Chapéu, falando-lhe em pensamentos, disse que a Sonserina seria um ótimo lugar para ele, onde poderia brilhar, ou com suas próprias palavras: Sonserina, não, hein? Tem certeza? Você poderia ser grande, sabe, está tudo aqui na sua cabeça, e a Sonserina lhe ajudaria a alcançar essa grandeza, sem dúvida nenhuma, não? Bem, se você tem certeza, ficará melhor na GRIFINÓRIA!" 

O mundo da magia vai sendo revelado a Harry ao mesmo tempo que nos é. Criaturas novas e medonhas surgem, pessoas novas também, e junto com elas, novos enigmas. Harry, que cada dia mais pensa a respeito das semelhanças entre si e o Lord Voldermot, é guiado por uma trama ainda infantil, mas mesmo assim, surpreendente. 
Sou particularmente apaixonada pelos conflitos internos que vive Harry. É como a história do homem-aranha, sabe?, em são deixados explícitos os erros do nosso herói. Harry, assim como nós, erra, teme, duvida. É humano, é criança, é adolescente, se apaixona. Uma outra frase desse livro que sempre me vem à mente em meio aos meus conflitos diários é dita por Alvo Dumbledore a Harry: "Não são nossas habilidades que revelam quem realmente somos, são as nossas escolhas." 

Em Harry Potter e a Câmara Secreta temos um contato com um Voldemort cada vez mais real, porque ainda que tenha não sido capaz de retomar os seus poderes, ele estava agindo com mais sagacidade e nos traz pistas e mais pistas que serão usadas ao longo dos outros cinco livros. Entramos cada vez mais a fundo em um mundo mágico que não nos é revelado completamente no primeiro livro; amamos cada vez mais a amizade entre Rony, Harry e Hermione, que vale mais do que toda bruxaria realizada; odiamos cada vez mais Severo Snap e Draco Malfoy pela implicância (ainda) sem explicação que eles tem pelo menino Potter; nos tornamos, cada vez mais, apegados às aventuras e mistérios vividos nesse mundo, que a cada dia mais, passa ser o nosso mundo também. 

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Que bonitinho... A cada dia o blog vai crescendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida! Obrigada por nos acompanhar e estar sempre nos acompanhando! Vamos juntas nessa!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Fernando Sousa| Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©